Viatura da Polícia Civil é bloqueada no meio de avenida por empresa de rastreamento

Uma viatura da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) ficou parada em uma avenida movimentada de Cuiabá, nesta semana, após um bloqueio feito pela empresa responsável pelo rastreamento dos veículos. locados ao governo do estado. Segundo o titular da Deletran, delegado Christian Cabral, o bloqueio foi feito por falta de pagamento pelo serviço.

À reportagem, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que, se for confirmada alguma irregularidade, a empresa pode ser penalizada administrativamente. Já a empresa responsável pelo rastreamento informou que houve o recolhimento de alguns veículos para manutenção preventiva programada, não havendo qualquer bloqueio de viatura por falta de pagamento.

O caso ocorreu em horário de fluxo intenso na Avenida Beira Rio. Um policial civil que estava dirigindo o veículo gravou um vídeo em que mostra a situação.

Em um áudio que circula nas redes sociais, um policial pede ajuda, pelo rádio da polícia, para a remoção do veículo da avenida, devido ao transtorno que estaca causando ao trânsito.

“Segundo consta, a empresa, que faz o rastreamento, bloqueou a viatura. A viatura está parada no meio da rua, bloqueada pelo sistema de rastreamento, sem condições de andar. Precisamos de um guincho para tirá-la daqui, ou então a gente vai ter que deixar no meio da rua”, afirma o policial, no áudio.

Em um outro áudio, o policial pede para alguém ligar para a empresa e pedir para liberar a viatura para eles chegarem até à delegacia. Na sequência, afirma que não é necessário mais o guincho porque funcionários da empresa teriam se sensibilizado com a situação e liberado o veículo para voltar a funcionar.

Segundo o delegado Christian Cabral, o caso foi extremo e causa risco grande à segurança. Ele exemplifica que os policiais poderiam estar trabalhando na transferência de presos ou em atendimento a ocorrências violentas e que as ações poderiam ser frustradas em razão de uma “medida absurda tomada pela locadora de veículos”.

“Acreditamos que esses atrasos podem estar acontecendo, mas jamais justifica a paralisação dos serviços de segurança pública em razão do atraso, uma vez que há outras medidas que as pessoas podem tomar para receber as dívidas que têm direito”, afirmou.

O delegado ressaltou, ainda, que a falta de pagamento dos fornecedores por parte do governo do estado já causou outros transtornos.

“Tem período em que somos obrigados a parar os veículos, porque os postos não estão abastecendo sob alegação de atraso no pagamento. Tem momentos em que levamos os veículos para a revisão e eles não são liberados, também por falta de pagamento”, disse.

De acordo com a Sesp, atualmente há 1.182 viaturas locadas no estado pra serem usadas pela Segurança Pública. Da empresa que teria bloqueado a viatura, seriam 95 viaturas usadas pelas polícias Civil e Militar. Ainda segundo a pasta, o pagamento à empresa está em fase de processamento.

O titular da Deletran disse que o caso está sendo apurado pela polícia.

“Estamos investigando e todos, desde aquela pessoa que apertou o botão dando comando para o bloqueio quanto aqueles que concorreram para a prática do ato, serão responsabilizados na forma da lei”, afirmou.

Texto: Cristina Mayumi/G1 MT