Sorriso: cadela é resgatada após ficar com pote preso à cabeça

Uma cadela prenha sobreviveu sem comer e beber após ficar com um pote de plástico preso à cabeça. O animal, que foi socorrido por integrantes da Associação Focinhos Carentes de Sorriso, está na casa de uma voluntária protetora para ser castrada e posteriormente colocada à adoção.

Em entrevista ao Portal Sorriso, a presidente da Associação, Loreane Rodrigues, explicou que no Facebook da página (acesse AQUI) não foram divulgados o local e as circunstâncias do resgate porque o caso está em processo de investigação.

A suspeita é que o ato tenha sido criminoso. “Isso porque o pote estava limpo e a protetora teve dificuldade imensa de fazer a retirada e cortar o plástico. Suspeitamos que alguém o tenha colocado. Recebemos denúncias vindas do bairro e estamos apurando, embora não seja essa a nossa finalidade principal, já que não temos o poder de polícia”.

Caso a denúncia tenha procedência, a associação repassará o caso ao Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso, já que não houve flagrante, para que haja aplicação de multa. “Temos pessoas suspeitas, mas estamos investigando se realmente foram as pessoas responsáveis. Caso se comprove, vamos levar isso à frente”.

Loreane frisa que a cadela passa bem e, posteriormente, os seus filhotes também serão colocados à doação. A Focinhos Carentes foi criada no dia 14 de abril de 2014, quando uma protetora atuante na causa há muitos anos decidiu criar um grupo de WhatsApp.  Em março de 2017, a Associação de Protetores de Animais Focinhos Carentes de Sorriso foi declarada de utilidade Pública por meio do Projeto de Lei 2.694.

A instituição, porém, não tem abrigo ou canil para acolher os animais resgatados. Por isso, quando há possibilidade, uma voluntária protetora é quem abriga temporariamente o animal até que ele seja doado.

Casos recorrentes

A presidente da Focinhos Carentes lamenta que em Sorriso é recorrente o número de animais que sofrem maus-tratos. “Todo dia há um caso diferente. Infelizmente, isso é muito corriqueiro”.

A associação, que vem trabalhando para minimizar o sofrimento dos animais carentes com o auxílio da população de Sorriso, que se sensibiliza com a causa, sobrevive por meio de doações.

Todo o trabalho da instituição e formas de colaborar com doações pode ser conferido no site: www.focinhoscarentes.com.br

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso