Sorriso: 4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa nesta terça-feira (19)

Os “Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” serão debatidos em Sorriso a partir de amanhã (19) e na quarta-feira (20)durante a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O debate será realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi, e, segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIS), Elídio Farina, cerca de 200 pessoas são aguardadas para discutir quais os principais desafios enfrentados por idosos na sociedade atual.

Farina pontua que dentro do eixo principal, serão discutidos os seguintes sub-eixos: direitos fundamentais na construção e na efetivação de políticas públicas; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento à violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 

Ainda durante a Conferência Municipal, serão eleitos quatro delegados municipais, dois representantes da sociedade civil organizada e dois do poder público, para representar e levar as propostas de Sorriso para a Conferência Estadual, prevista para ser realizada até 15 de agosto. Já a Conferência Nacional, que deve reunir as propostas de todos os estados, tem prazo final estipulado para 15 de novembro.

 

O presidente do COMDIS destaca que a Conferência é aberta. “É essencial que toda a comunidade participe conosco, leve sugestões, pontue e colabore com a discussão”, diz. Farina acrescenta que no dia 19 o evento terá início às 19 horas e no dia 20 a discussão será retomada a partir das 8 horas.

 

Esta é a 4ª Conferência Municipal e a 5ª Nacional. No município, o debate é promovido pelo COMDIS com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom