Servidores da Casai são presos por estuprar nativa de 13 anos

Dois servidores da Casa de Apoio Indígena (Casai) foram presos neste sábado (4), em Barra do Garças (551 km de Cuiabá). Os funcionários são acusados de abusar sexualmente de uma nativa de 13 anos. 

Os mandados de prisão temporária foram cumpridos pela Polícia Federal.

De acordo com as investigações, o caso começou a ser apurado pela PF depois de ser divulgado pela imprensa.  

O delegado Mário Sérgio Ribeiro de Oliveira, da PF, é o responsável pelas investigações. Ele instaurou Inquérito Policial, que corre sob sigilo, e representou pela prisão temporária dos investigados, que se encontram no Presídio de Barra.

A previsão é de que o inquérito seja concluído no prazo de 30 dias. 

Se condenados, os suspeitos poderão ser sentenciados à até 15 anos de prisão.

O caso

A mãe da vítima registrou um boletim de ocorrência após a filha relatar que foi estuprada por pelo menos cinco funcionários da Casai. Os homens também são indígenas.

A menina começou a frequentar a instituição para receber tratamento psicológico em 2020. Ela já havia passado por outros episódios de estupro, com o avô, quando estava em São Paulo, em 2017.

Segundo a mãe, ela notou que a partir do mês de setembro a filha mudou o comportamento, estava sempre cansada e parou de menstruar. A mãe comprou um teste gravidez de farmácia para a filha, que deu positivo.

A indígena então confessou para mãe que os estupros ocorriam no Casai. Alguns deles teriam ocorrido ainda em outra aldeia, por um outro funcionário.