Sorriso: das 120 pessoas agendadas no serviço cirurgias de pterígio, 24 faltaram sem avisar

No último fim de semana, mais 120 sorrisenses estavam agendados para passar pelo Mutirão de Cirurgias de Olhos, e realizar a cirurgia de Pterígio. Porém, 24 pessoas não compareceram, e não comunicaram.

Os procedimentos custeados com recurso da Prefeitura de Sorriso e do Governo do Estado, por meio do Programa MT Mais Cirurgias, foram realizados no sábado (14) e domingo (15) no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME).

“Tivemos a alegria de devolver a visão e a qualidade de vida para mais pessoas. Porém,  infelizmente, vários pacientes que fizeram os exames pré-cirúrgico e confirmaram ir fazer o procedimento de pterígio faltaram, e não avisaram, tirando assim a vaga de alguém que aguarda na fila”, pontuou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Ainda segundo o secretário, as pessoas que aguardam para fazer as cirurgias de olhos e ainda não foram chamadas devem procurar a sua Unidade de Saúde e fazer a atualização do Cadastro do cartão SUS. “Com o Cartão SUS desatualizado a equipe de regulação não consegue contato com o paciente e por isso acaba por não ser chamado para realizar o procedimento. Estamos tendo dificuldade em entrar em contato com essas pessoas. Isso vale para todo e qualquer procedimento na Rede Pública de Saúde em Sorriso”, ressaltou Marchioro.

Os mutirões de cirurgias de olhos tiveram início em 2017, com lançamento do Programa Mais Cirurgias, a partir do lançamento do programa Prefeitura de Sorriso começou a comprar, com recursos próprios, os serviços médicos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires e realizar procedimentos no AME e também em clinicas e hospitais particulares que se credenciam no SUS para oferecer os serviços.

Somente neste ano de 2022, cinco meses, a Prefeitura de Sorriso realizou 850 procedimentos cirúrgicos das mais diversas especialidades com investimentos de mais de um milhão e duzentos e cinquenta mil reais.

“Temos no planejamento de 2022, um orçamento de cerca de R$7.000.000,00 disponíveis para investir em cirurgias para este ano de 2022. O objetivo é que nós possamos chegar bem próximo de zerar as filas de cirurgias de baixa complexidade em Sorriso, para isso vamos depender que as clínicas particulares e hospitais se credenciem para fornecer esses serviços. As cirurgias põem fim a dor e o sofrimento das pessoas e melhoram a qualidade vida, e isso para nós é muito importante”, disso o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Ainda neste mês de maio, do dia 9 até dia 14 de maio foram realizadas 389 consultas, entre  oftalmológicas e teste do olhinho.