Prefeitura disponibiliza brigadistas para auxiliar no combate a incêndios

Começou na sexta-feira (1º de julho) o período proibitivo do fogo em Mato Grosso, que segue vigente até o dia 30 de outubro. Com isso, fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo durante esses meses, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. Nas áreas urbanas, o fogo é proibido o ano todo.

As normas do período proibitivo estão dispostas no decreto estadual nº 1.356, de 13 de abril de 2022, que também estabeleceu situação de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro pelo risco de propagação de focos de incêndio em áreas rurais.

Durante a emergência ambiental, são permitidas medidas temporárias preventivas, como a contratação de brigadistas temporários para auxiliar no trabalho dos bombeiros militares. Em Sorriso, a Prefeitura contratou dez brigadistas para reforçar o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep); e da Secretaria Municipal e Obras e Serviços Públicos.  Os brigadistas serão remunerados com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom).

O responsável pela Compdec, Alberto dos Santos, explica que, em caso de ocorrências de incêndios, deve ser acionado o Corpo de Bombeiros, via 193. “A centralização das chamadas é importante para que o Corpo de Bombeiros possa organizar os atendimentos, estabelecer as prioridades e demandar reforços sempre que necessário”, destaca Alberto, que é sargento BM da reserva.

Com o decreto, o Estado antecipa em 15 dias o período proibitivo do uso do fogo, em comparação com o que prevê a Lei Complementar nº 233 de 21 de dezembro de 2005, que aponta que a proibição inicia em 15 de julho. A norma também dispõe que, dependendo das condições climáticas, o órgão ambiental poderá antecipar e prorrogar o período de restrição ao uso do fogo.

Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos

Além de dialogar com as forças de segurança que atuam no combate às chamas, a Prefeitura também promove a troca de informações e de experiências entre produtores rurais e loteadores, o que fomenta o trabalho de sensibilização para evitar ocorrências.

Os integrantes do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso, órgão que fica sob a tutela da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), já vem debatendo, desde maio,  formas de reduzir ocorrências e agir com agilidade no combate ao fogo.

“Precisamos nos antecipar aos problemas, avançar em nossa organização em rede e buscar, juntos, se não evitar em sua totalidade, o que é o desejo de todos, pelo menos, prevenir o máximo possível e agir com agilidade para mitigar incêndios, reduzindo danos patrimoniais e, principalmente, resguardando vidas, a saúde e o nosso meio-ambiente”, destacou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, em reunião realizada ainda no início de junho.

Mutirões de limpeza

A exemplo do que também foi feito em 2021, já teve início em maio o cronograma de mutirões de limpeza de áreas urbanas que podem vir a servir de combustível para o fogo. O trabalho é feito em áreas públicas por equipes da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), da Semosp e também por reeducandos, por meio do Projeto “Mão Amiga”.

Reforço no combate

Se em 2021, a Prefeitura contava com um caminhão-pipa para ajudar o Corpo de Bombeiros a combater incêndios, o processo de renovação do parque de máquinas resultou na aquisição de mais três veículos para armazenar água e ajudar neste trabalho.