Sorriso abre unidades de saúde à noite para exame papanicolau e vacina contra gripe

As 28 Unidades de Saúde da Família de Sorriso estarão abertas na quarta-feira (18), em horário estendido, das 17h às 20h, para coleta de exames preventivos de câncer do colo do útero e aplicação da vacina contra gripe.

O exame preventivo é indicado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos de idade. Já a vacina da gripe deve seguir o público definido pelo Ministério da Saúde:  crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); idosos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; profissionais da saúde; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; funcionários do sistema prisional.

Exame papa nicolau

A colpocitologia oncológica, conhecida popularmente como papanicolau, é um exame ginecológico, rápido, geralmente indolor e muito importante para verificar a saúde da mulher. O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero, além de poder e diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e entre outras.

O paciente que apresentar qualquer alteração no resultado do exame será encaminhado para os médicos especialistas para realizar o tratamento e acompanhamento.

 É importante levar um documento com foto, o Cartão SUS e a Carteirinha de Vacinação.